20 de Janeiro - Saravá Oxóssi

Oxóssi é rei, da cidade de alaqueto ,
Sendo ele um caçador, lhe louvamos, okê arô.
Da mata virgem, foi oxóssi quem cuidou,
Meu pai oxóssi, okê arô ".
Dono da floresta, oxóssi tem sempre seus axés
plantados ao pé de um arvoredo e para
 você agradá-lo, faça com carinho as suas oferendas.
Oxóssi: é um orixá masculino, iorubá, responsável pela fundamental atividade da caça e da plantação. Manifesta-se no plano físico, através da fauna e flora. É o orixá protetor da lavoura. É o orixá da fartura, da liberdade de expressão, aquele que caça o axé ( a força), é o dono da caça. Manifesta-se em ambientes como matas fechadas, parques onde animais são preservados, espaços abertos, enfim é o elo entre os homens, os animais e os vegetais. Está ligado à terra de onde se obtém tudo. Tem em comum com ogum a utilização da floresta.
Sua morada é a mata, sob uma árvore frondosa ou uma choupana. É  chamado "o rei da lua, morador na loca de pedra, dono das matas, caçador da beira do rio e príncipe encantado."
Os habitantes da  mata tem em oxóssi o seu natural defensor, pois que dele emana amor, vitalidade  e harmonia. Nenhum orixá e tão desprendido nas suas ações, que tem como resultante o retemperar das energias perdidas, emprestando novos anseios de vida e ideal. Oxóssi é o vivificador da humanidade.
Cântico: Vibrantes, cheios de energia, cantados como se estivesse com o pulmão cheio de ar fresco de uma floresta.
Eu vi chover, eu vi relampear
Mas mesmo assim o céu estava azul
Samborê pemba, na folha da jurema
Oxóssi reina de norte a sul
Guias: As guias de oxóssi são verdes de cristal. Em nossa casa branca padronizamos a guia de cristal nº 8. São feitas em múltiplos de 7 de forma a contornar o plexo solar. Esta guia só pode ser usada pelos médiuns que se afinam de uma forma incomum com esta energia, após entendimento e conversa com os zeladores, e deve nascer após a quinta obrigação: (os dois orixás), que é dada pelos zeladores da casa e sob sua responsabilidade.
Características de seus filhos: São pessoas que nasceram para a liberdade; inteligentes, meigas, exigentes, cultas, sensíveis, companheiros, dadivosos, de espirito aventureiro. Os regidos por oxóssi tem um que de artista em tudo aquilo que fazem.
Dia em que se comemora oxóssi: 20 de janeiro (de acordo com o calendário oficial de umbanda).

Cuidados de seus filhos: Devem tomar cuidado com fogo, altura, acidentes domésticos, matas fechadas e rios.
O que pedir a este orixá: Coragem, conhecimento, força nas caçadas de paz e harmonia.

Frutas: Todos, em especial coco, milho verde, abacate fatiado puro ou no dendê.
Ervas: Alecrim do campo, arruda, cabelo de milho, capim limão, guaco cheiroso, acácia jurema, alfavaca do campo, alfazema de caboclo, araça da praia,  araça do campo, etc.
Bebidas: Água de coco, aluas, garapas, refrescos, licores de vários frutos, vinho tinto doce e sumo de suas próprias ervas e frutos.

Saudação: "Okê arô! Okê arô" (do iorubá: okê  (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) "salve o maior, o mais alto dos caçadores" ou "salve o grande caçador"). 
Oferendas: Todas as vezes que os zeladores ou direção espiritual da casa perceberem a necessidade de um filho fazer uma oferenda para um orixá, lhe será dado o pedido e marcado o dia a ser feito.
Postagem Anterior Próxima Postagem