Dia Nacional da Umbanda - 15 de novembro


Hoje comemoramos 114 anos, da nossa querida Umbanda Sagrada! Data criada tanto para referendar uma das religiões mais populares do país quanto também para conscientizar outras pessoas a respeito dos ensinamentos e princípios da doutrina.

A Lei nº 12.644, de 16 de Maio de 2012, oficializa o dia 15 de Novembro como Dia da Umbanda no país. 

A umbanda surgiu em 15 de Novembro de 1908. Neste dia, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975), e mandado criar um novo culto, a Umbanda.

Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família do garoto aconselhou que o levassem para a Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem foi "possuído" pelo denominado caboclo das Sete Encruzilhadas, anunciando que deveria ser fundada uma nova religião no Brasil.

A partir desse momento, a Umbanda passou a ter sua doutrina, que lembra os preceitos do Espiritismo, já que também acredita no espírito que sobrevive e perdura após a morte; além disso, os adeptos da religião acreditam ser possível se comunicar falar com os espíritos que estão em outro plano.

A Umbanda, no entanto, tem raízes também no Catolicismo, em rituais indígenas e, sobretudo, nas religiões afro-brasileiras como Candomblé. No entanto, Zélio Fernandino Moraes organizou a Umbanda com preceitos próprios.

Um exemplo está na presença dos chamados "guias espirituais", como os caboclos, exus e pomba-giras. As músicas entoadas nos cultos são todas em português, o ambiente é defumado e há a presença de homens e mulheres, que podem fazer parte, de forma igualitária, do sistema organizacional da religião.

O caminho da Umbanda nem sempre foi fácil: até a década de 40, havia muito preconceito com as religiões que tinham referências aos cultos africanos. Seus seguidores eram perseguidos pela polícia, o que só arrefeceu em 1945, quando o médium José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda da época, conseguiu a legalização do culto junto ao Congresso Nacional.

Nessa época, homens e mulheres pertencentes a outras religiões passaram a integrar a Umbanda para fugir da polícia; com isso, os preceitos originais foram se modificando, com a entrada de novas pessoas e novas visões a respeito da religião.

Os princípios básicos da religião são: a existência do princípio criador - o Deus Onipotente e Irrepresentável; as entidades espirituais, que são mensageiros das vibrações dos Orixás, que buscam se aperfeiçoar; a reencarnação; a Lei do Carma; a mediunidade em suas várias manifestações; o amor manifestado na caridade, na ação e na palavra; por fim, a certeza de que a humanidade está em um campo vibratório dentro da natureza trina: espírito, alma e corpo.

Postagem Anterior Próxima Postagem