Claro que toda comunidade, seja religiosa, filantrópica, não
governamental, esportivas voltadas a carentes, de defesa das minorias, e
etc, etc, etc... todas precisam se manter, precisam sim da colaboração
destas mesmas comunidades as quais servem.
Contudo essa necessidade deveria se limitar a subsistência da organização e nunca para gerar lucro para uma minoria de lideranças, nunca para sustentar um ou outro “chefe” da comunidade.
É por isso, que apesar de muitas religiões terem seus sacerdotes
como “profissionais” de suas igrejas, sendo assim remunerado para a
função, eu creio mais na filosofia de terreiro de Umbanda, onde, na
maioria dos casos, o sacerdote não vive da Umbanda e sim “para” a
Umbanda, tendo seu sustento proveniente de um trabalho profissional Ã
parte.
Profissão: “X”
Missão: “sacerdote de Umbanda”
Simples assim.
Daà virão as opiniões, com base no fato de que o sacerdote (ou
lÃder) de uma religião/comunidade deve ter seu tempo totalmente voltado
ao seu sacerdócio e por isso deve ser remunerado por tal “ofÃcio”,
visando sua tranquilidade material para poder focar unicamente sua
função religiosa.
Não.
Não concordo, é exatamente por causa deste pensamento que as
pessoas ainda entendem ao contrário o conceito de “dar de graça o que de
graça receberam”
Graça é uma dádiva, segundo o dicionário: “O que é dado ou presenteado; dom, donativo”.
Se é de graça não deve ser cobrado ao ser utilizado ou transmitido, ponto final.
Fato é que muitos missionários, não tendo a capacidade de se
sustentar pelos seus dotes profissionais, acabam encontrando nesse meio
um meio de vida.
De fato, para aqueles que acham que seu lÃder religioso precisa
estar sempre a sua disposição para os mais diferentes assuntos, mesmo os
de cunho religioso/espiritual, o sustento do mesmo por essas pessoas
seria até justo, mas cabe ao lÃder religioso deixar clara as limitações
dessa relação.
Assim, ficaria transparente a ideia de que o sacerdote não pode viver de seus seguidores ao mesmo tempo em que seus seguidores não podem ser dependentes de seus lÃderes.
Assim, ficaria transparente a ideia de que o sacerdote não pode viver de seus seguidores ao mesmo tempo em que seus seguidores não podem ser dependentes de seus lÃderes.