O som caracterÃstico dos tambores africanos será reverenciado em um festival inédito na capital. O I Festival de Tambozeiro de Teresina tem o objetivo de resgatar as manifestações culturais dos povos de matrizes africanas e acontecerá em agosto e culminará na 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.
Para os interessados em participar, as inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de julho no prédio administrativo do Parque Lagoas do Norte.
O evento acontece através Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) em parceria com o Programa Lagoas do Norte, Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).
De acordo com o superintendente da FMCMC, Abiel Bonfim, o festival chega ao municÃpio a fim de tornar público a importância das religiões afro-brasileiras de forma prática. “Temos mais de 500 terreiros espalhados na cidade e grande parte da população desconhece a importância da historia dessas religiões. Então, o festival vem para resgatar e valorizar a cultura do povo africano e disseminar a importância deles no sentido polÃtico, social e cultural”, disse.
Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, apresentando os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência), uma carta de indicação (via declaração) do Terreiro ao qual pertence assinado pelo sacerdote ou sacerdotisa, deve apresentar um breve histórico da casa, yle, barracão, roça ou tenda. Cada grupo de tambozeiro poderá ser composto por no máximo sete membros.
Os participantes devem levar também um quilo de alimento não perecÃvel (exceto sal), que serão doados a um abrigo de idosos que será escolhido pelo CENARAB-PI.
Sistemática e premiação
O projeto será realizado em etapas. Logo após as inscrições, os participantes se organizarão em duas eliminatórias. A primeira acontece nos dias 29 e 30 de julho no Parque Lagoas do Norte. A segunda eliminatória será nos dias 05 e 06 de agosto no mesmo local. A divulgação dos vencedores será no dia 19 de agosto, na Ponte Estaiada, duranta a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.
A seleção dos grupos será feita por uma Comissão composta por dez especialistas nas manifestações culturais dos povos matrizes africanas de Teresina, que irão avaliar segundo a desenvoltura do grupo, figurino, interação com o público e ritmos.
A premiação será para os três primeiros colocados. O primeiro lugar irá receber R$ 3.000, o segundo lugar R$ 2.000 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.
Fonte: Prefeitura de Teresina