Antes
de começar a falar sobre esta linha, a dos Pretos Velhos, gostaria apenas de
dizer que nem todo Preto Velho é preto ou velho.
Isto
porque esta linha de trabalho atrai muitas pessoas para trabalhar do plano
espiritual, o que quer dizer que a entidade que está ali encurvada e falando “
estranho”, pode ter sido um doutor, loiro e alto.
Na
verdade, existem poucos negros que foram escravos nessa linha de trabalho,
posso dizer que estes são raros.
A
maioria dos espíritos atua nesta linha por afinidade, e não porque são Pretos,
Velhos ou foram escravos.
Uma
das linhas mais antigas e carismáticas na Umbanda, parecem muito com os nossos
avós, sempre prontos para nos aconselhar e nos ajudar em nossas caminhadas.
Características da linha dos Pretos Velhos
Sua
incorporação acontece de forma lenta, seus passos são lentos e andam
encurvados, aparentando ter muitos e muitos anos, ou muita dor nas costas.
Fumam
cachimbos ou cigarros de palha, bebem café sem açúcar em algumas casas, usam as
ervas para benzer enquanto falam com seus consulentes.
Donos
de grande sabedoria, paciência e humildade. Conhecedor profundo das ervas que
curam, utiliza em seus passes e consultas, ervas como arruda e alecrim, sempre
em um copo com água para fazer o benzimento, e indicam banhos específicos para
cada problema.
Promovem
a cura, mas a cura da alma, que por sua vez irá curar o corpo físico, são
ótimos conselheiros e sempre tem um bom conselho para nos dar.
Suas palavras estão sempre
envolvidas em sabedoria e calma, o que faz com o consulente entenda a situação
e momento, e aguarde pelo momento certo.
Nem sempre aquele é o
momento de se resolver alguma coisa, às vezes é preciso esperar, e esta linha
conhece bem este sentimento, o de resignação.
Linha dos Pretos Velhos
Conhecida
como linha das Almas, atuam no cemitério, mais especificamente nos cruzeiros
dos cemitérios, responde ao nosso Pai Obaluaiê ou Omulu, mas dependendo de onde
ele veio, responde também a um outro Orixá.
Nesta
linha iremos encontrar, Vós e Vôs, como chamamos carinhosamente os nossos
Pretos Velhos, que apesar de responder diretamente ao Orixá Obaluaiê, eles
trabalham também na energia dos outros Orixás.
Alguns
exemplos: Sempre
que no nome do Preto Velho tiver uma
extensão, e terá, ele serve a um outro Orixá.
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Aruanda, está ligado a Pai Oxalá, então Pai Joaquim de Aruanda por
exemplo, está ligado diretamente a Oxalá.
- ·
A mesma coisa acontece com Mata, sempre será um Preto
Velho que está ligado diretamente a Pai Oxóssi, exemplo:
Pai Antonio da Mata.
- ·
Almas está ligado ao Orixá Obaluaiê, exemplo: Pai Joaquim das
Almas.
- ·
A palavra Congo está ligada a Iansã, exemplo: Pai Joaquim do
Congo.
- ·
D’Angola está ligado ao Pai Ogum, exemplo: Pai
Francisco D’Angola.
Mas encontraremos muitos
outros nomes, de Preto e Preta Velha dentro da Umbanda.
Datas e Cores
Segunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana.
- ·
Dia de comemoração: 13 de maio, para associar a abolição da
escravidão
- ·
Cores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas,
e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.
Oferendas
Oferendas só devem ser
feitas se forem solicitadas pelas entidades, não faça uma oferenda por fazer,
ela não terá nenhum significado.
Se precisar de ajuda e não
puder ir até um terreiro de Umbanda, acenda uma vela e faça seu pedido, com
toda certeza você será atendido.
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Pipoca sem sal
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Aguardente
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Bolo de Fubá
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Café sem açúcar
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Arroz doce
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Canjica
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Velas
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Pano branco e preto para cobrir o chão
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Alguidar
Ponto de Preto Velho
Existem
vários pontos de Preto Velho, mas vou colocar
aqui apenas um, e é claro não é de minha autoria.
“Ele é dono de terreiro
Já firmou congá
Saravá meu Pai Antônio
Saravá seu Jacutá.”
Saudação aos Pretos Velhos
Adorei as Almas, estas palavras são ditas enquanto o médium, junta
as mãos viradas para baixo e reverência com a cabeça.
Uma
outra forma é dizer: Adorei as almas, e se curvar com as mãos juntas viradas
para baixo e na altura dos joelhos.
Cada
casa fará à sua maneira.
Conclusão
A
linha dos Pretos Velhos, é a linha mais antiga na Umbanda e a mais carismática,
pois tratam os consulentes como pessoas que precisam de ajuda e que não tem o
dever de conhecer tudo.
Com
paciência e jeitinho, eles, os Pretos Velhos,
vão conduzindo as pessoas para o melhor caminho, sem impor nada, apenas com
conselhos de ajuda e de reforma intima.
Mostrando
que o importante é cuidar da alma, do espirito, que depois disto todo o resto
vira, a cura para o mal do corpo está na cura do espirito.
Mas
sabemos também, que eles não trabalham apenas para cura, trabalham para
abertura de caminho, problemas financeiros, para desfazer trabalhos feitos
contra o consulente.
Quem
acha que esta linha só benze, está muito enganado, os Pretos Velhos têm muito
poder, força e autoridade no mundo espiritual.
Trabalham
muito com os Exus, e sempre que eles não podem entrar em algum lugar devido a
energia, os Exus entram e desfazem o que é para ser desfeito.
Estes
são os nossos velhinhos na Umbanda, nossos Pretos e Pretas Velhas, que chegam
devagar, com suas ervas e seu cachimbo e fazem o seu trabalho. Curam nossas
almas e livram os nossos corpos.
Texto: Vida Tarot