Olorum - A Luz

Vamos começar do início e o início é Olorum.
Olorum, Zambi ou Deus. São apenas palavras. Palavras que tentam nominar o Inominável, o Incriado, o Criador de tudo e de todos.
Os irmãos de menos conhecimento acreditam que adoramos deuses, mas não entendem que adoramos apenas a Olorum. Que amamos a Olorum por ter criado tudo e a todos com as mesmas oportunidades.

Olorum não é orixá. Olorum é Olorum, sem designação ou templo dedicado a ele, sem festejos ou dia em sua homenagem, porque todo dia é de Olorum, toda festa é de Olorum, toda oração e reza é de Olorum, todo espírito a Olorum pertence.

Deixamos bem claro que não importa como se queira chama-lo, Deus (português), Dio (italiano), Dios (espanhol), Dieu (francês), God (inglês), Olorum (yorubá), Zambi (angola), todas as formas são apenas expressões idiomáticas, palavras que variam de acordo com o país e a língua originária. Se partirmos dos hebreus, há milhares de anos antes do nascimento de Jesus de Nazaré,  vamos encontrar a palavra Elohim que significa Deus em hebraico e tanto em hebraico como em latim (deus e divus) ou grego (διϝος =divino ) não eram grafados com a primeira letra em maiúsculo . Os hebreus ainda o chamam pelo nome de Jeová (IHWH). 
Não importa. Importa que indiferente da maneira como O respeitosamente chamamos (e eu gosto muito de chama-lo de Olorum) é necessário que se entenda que no terreiro do Pai Benedito de Aruanda, sobre meus auspícios, nós trabalhamos e caminhamos para O adorar.
E o que significa adorar a Olorum?
Significa ama-lo com todo o coração, com toda a nossa alma, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força (Mc 12,30), significa reconhece-lo como sendo o único, (Mc12,29) ( Ef 4,6 1) ( Cor 8,6), significa não colocar nenhum outro ser em “pé” de igualdade com o Pai, entender que  Ele está acima de todos e de tudo (Ef 4,6), até mesmo do próprio Jesus. 
Saravá meu pai Olorum
KOSI OBA KAN AFI OLORUN (Não há outro senhor senão Deus)
Pai Wilsinho de Xangô

Postagem Anterior Próxima Postagem