Comunidades de Terreiros de Teresina são beneficiadas com ações de cadastramento no CadUnico


A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), vinculada a Prefeitura de Teresina, realiza entre os dias 02 a 09 de dezembro ações de Cadastramento no CadUnico de Famílias pertencentes a Comunidade de Terreiros. As ações ocorreram em todas as regiões da cidade, com início às 8 horas seguindo até as 17 horas.

 

 
 
(Fotos: Terreiro do Pai Fabrizio - Zona Sul -02/12)

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

A ação conta com a colaboração dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), representantes das casas de terreiros e dos membros do Comitê Estadual da Ação de Distribuição de Alimentos para Povos de Comunidade Tradicionais de Terreiros de Teresina.

“Momentos como esse são muito importantes para nós, pois além de nos beneficiar mostra nossa cultura para toda população, excluindo assim todo o preconceito que existe sobre a umbanda”, relata a costureira e freqüentadora do local, Vanizía Maria Pereira.

As famílias pertencentes às comunidades de terreiros são aquelas que pertencem a povos e a comunidades com vínculo e uma casa de tradição de matriz africana, chamadas casa de terreiros. E por meio dos dados do Cadastro Único que o poder público poderá identificar estas famílias, e a partir dai propor e implementar políticas públicas, a fim lhes garantir o acesso aos direitos sociais.

“Ao promover a inserção destas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal a SEMTCAS visa proporcionar a esta parcela da sociedade o acesso a programas e benefícios que visem melhorar suas condições de vida”, esclarece a Gerente de Programas de Renda Mínima e Benefícios, Luiza de Marilac.

Programação:

Terreiro do Pai Fabrizio - Zona Sul -02/12
Mãe Ester de Yansã - Zona Sudeste - 03/12
Pai João Batista - Zona Leste - 04/12
Pai Rondinele de Oxum - Zona Norte- 05/12
Mãe Toinha de Oxosse - Zona Norte- 06/12
Mãe Lúcia -Zona Norte- 09/11
Postagem Anterior Próxima Postagem