13 de Maio - “Dia de Preto Velho”

Na Umbanda, o dia dos Pretos Velhos é comemorado no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.

Pretos velhos são entidades de Umbanda. Se apresentam como velhos africanos que viveram nas senzalas como escravos e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos “seus filhos”.

Estão associados aos ancestrais africanos, assim como o Caboclo está associado aos índios e o Baiano aos imigrantes nordestinos. São entidades que adquiriram, pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria e da humildade. Devido à rudeza do cativeiro, demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias grande luz. Levam esperança e quietude àqueles que os procuram para amenizar suas dores.

Conhecedores profundos da magia Divina, da manipulação de ervas, são excelente mandingueiros, quebradores de feitiços. São mestres dos elementos da natureza, os quais utilizam em seus benzimentos, banhos de descarrego e trabalhos espirituais. Com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, ficam fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada. Demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e dos consulentes.
A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes. São como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma. Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.

Os Pretos Velhos representam o espírito de superação e transcendência de toda a tortura e sofrimento vividos por escravos no passado; quando homens negros eram tratados como objetos de comércio e lucro dos grandes senhores.

Os Pretos Velhos após sucessivas reencarnações transformam-se em espíritos de luz e guias mediúnicos muito eficazes para trabalhar em diversos setores.Pretos Velhos são espíritos guias de elevada sabedoria, feiticeiros poderosos que dominam a “arte” do uso das ervas para trabalhar medicamentos espirituais e feitiços em diversas áreas.
Postagem Anterior Próxima Postagem