NOTA DA DIRETORIA AOS ASSOCIADOS nº 01/2020


Esta nota visa prestar esclarecimentos e orientações sobre a situação da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

1- A Federação Umbandista do Brasil- FEUBRA, instituição representativa dos umbandistas e seguidores das demais religiões de matriz africana, NÃO OBRIGARÁ  a suspensão dos trabalhos espirituais nos templos, terreiros, barracões, roças, congás etc. Mas prestaremos as seguintes orientações:

       1.1- As autoridades locais estão fiscalizando as aglomerações de pessoas, e tem poder para encerrar os trabalhos caso esteja infringindo as leis locais. Sabemos da vigente liberdade culto, mas TEMOS QUE OBEDECER AS LEIS CIVIS E PODER PÚBLICO;
     1.2- Nossa religião tem muito contato físico, e umas das formas de prevenção do Novo Coronavírus, é o afastamento entre as pessoas. Deve haver muito cuidado com os participantes dos trabalhos espirituais;
      1.3- Procure tomar cuidado com a higiene do local dos trabalhos, evitando compartilhar objetos pessoais  (cachimbos, faixas, roupas, etc). Siga as recomendações de higiene (uso do álcool em gel, lavagem das mãos, distanciamento etc).
      1.4- NO GERAL: As autoridades determinaram quarentena, ou seja, FICAR EM CASA. Certamente há maneiras de todos, pais, mães e filho(a)s continuarem suas firmezas e trabalhos espirituais) de forma segura em casa. LEMBRE-SE: Essa doença é silenciosa. NÃO HÁ COMO SABER SE A PESSOA TEM OU NÃO O VÍRUS. Ainda não há testes disponíveis ao público, exceto para aqueles que tiveram sintomas e tiveram que ir aos serviços de saúde.
       1.5- Não acredite em tudo que é compartilhado no whatsapp, evitando a divulgação de notícias falsas no grupo da Instituição. Há muitas notícias falsas que só servem para criar falsas esperanças ou clima de histeria. No momento não há cura imediata, não há remédio preciso, nem mesmo vacina para a doença . Então evitem este tipo de postagem, e vamos acompanhar os noticiários de fontes seguras, como rádio, televisão ou pela internet através de sites que tenham respaldo;
       1.6- Pedimos a todos que TENHAMOS RESPONSABILIDADE social com nossos filho(a)s e pacientes, pois mesmo nós, com toda a fé que temos, somos seres humanos sujeitos a enfermidades.
Vale lembrar novamente: A MAIOR FORMA DE COMBATER A PANDEMIA, É O ISOLAMENTO SOCIAL.

          Agrademos a compreensão de todos, e rogamos aos nossos Sagrados Orixás que possamos voltar à normalidade e possamos cultuar nossa religião de forma mais tranquila e segura.

                                                       Teresina-PI, 24 de Março de 2020.

                                                        João Batista R. do Nascimento
                                                                Vice-Presidente  FEUBRA

                                                        Joacy dos Santos Alves                              
                                                               Secretário/FEUBRA

                                                                     Maria Edileuza
                                                     Secretaria de Comunicação/FEUBRA
Postagem Anterior Próxima Postagem