PIAUÍ















CONHEÇA O LITORAL PIAUIENSE
Com apenas 66 km de extensão, o litoral do Piauí, "uma pequena grande costa", como alguns já começam a chamar, abrange os municípios de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.
Embora seja o menor litoral do Brasil, é marcado em seu extremo pelo único delta das Américas em mar aberto, o Delta do Parnaíba. Este rio banha vários municípios Piauienses, ao longo dos seus 1.485 quilômetros, formando praias fluviais, e na sua foz, ao desaguar no oceano Atlântico, um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, subdividindo-se em cinco ramificações: Igaraçu, Canárias, do Caju, da Melancieira e Tutóia. A partir daí, surgem igarapés, mangues, dunas de areias brancas, lagos e mais de setenta ilhas e ilhotas, enriquecidas também com os mais diferentes tipos de animais silvestres.
As praias do litoral Piauiense apresentam-se como as mais desconhecidas e belas da costa brasileira, com a limpidez de suas águas e a manutenção de condições bem primitivas de suas paisagens naturais. A 15 km da cidade de Parnaíba, segunda maior cidade do Estado, está a praia da Pedra do Sal, com 24 km de extensão (situada na Ilha Grande de Santa Isabel, a maior e mais importante ilha, formada pelo delta do rio Parnaíba), cujo pontal, no extremo oeste, faz divisa com o Maranhão.
A praia é um lugar rústico, muito procurado por famílias nos fins de semana, ou diariamente pelos surfistas. O nome da praia vem de um fenômeno trivial: quando o mar esta alto, as ondas quebram sobre imensas pedras, onde pequenos nichos ou depressões acumulam água e depois, com a evaporação, fica o sal.
O restante do litoral Piauiense, 42 km, pertence aos municípios de Luis Correia e Cajueiro da Praia. É aí que está à praia do agito em Piauí: Atalaia, que possui hotéis, bares, barracas onde se serve tira-gostos de peixe, camarão, caranguejo e a refrescante água de coco.
A seguir, vem a cidade de Luis Correia, um grande balneário turístico, com belas praias de águas mornas e claras, tais como a praia do Coqueiro, com casas de veraneio em quase toda a orla e ideal para os que preferem a tranqüilidade. Já na paria de Itaqui, onde se ergue um farol, o destaque são as dunas de areia branca, assim como na deserta praia de Carnaubinhas, nome ganho devido às areias que cobrem grande parte das carnaúbas ali plantadas. Um pouco mais além, alcança-se Maramar e, depois, a magnífica e tranqüila praia de Macapá, na foz do rio Camurupim. Do outro lado da foz, uma bucólica vila de pescadores guarda a bela praia da Barra Grande. Por uma estrada de terra com cerca de 10 km, chega-se a Cajueiro da Praia, área de preservação do peixe-boi marinho, já quase na divisa do Piauí com o Estado do Ceará.
Ainda nesse cenário do litoral Piauiense surge a Lagoa do Portinho, entre os municípios de Parnaíba e Luis Correia, com 15 km de extensão, cercada de alvas e macias dunas, que se movimentam com a ação dos ventos. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas, proporcionando em noites enluaradas um fenômeno inesquecível de beleza natural.
Postagem Anterior Próxima Postagem